Instale redes de proteção nas sacadas, varandas e janelas. Previna acidentes domésticos.

Não confie em qualquer marca e muito menos em qualquer rede de proteção. Nem todos os produtos do mercado são certificados pelo Inmetro. Portanto, na hora de comprar, verifique se a rede de proteção possui a marca d’água da Equiplex. Ela é a única que lhe dará as garantias necessárias de que o produto vai cumprir a sua função em caso de acidentes. Além disso é a única testada e aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

Diversos são os casos de acidentes com crianças e animais de estimação noticiados. Uma tragédia que precisa ser prevenida. No dia 24 de junho, Porto Alegre registrou mais um caso. Uma criança caiu da janela do quarto andar de um prédio na Zona Sul da cidade, após subir numa cadeira, segundo informações da Brigada Militar. Por isso, as redes de proteção são as únicas alternativas para você se prevenir e dar segurança para toda a família. No entanto, algumas observações são importantes na hora de instalar o produto. Vamos elencar as mais necessárias e que não podem faltar na hora da instalação.

Qual o tamanho correto da malha?

As distâncias entre os nós não podem ser maiores que 5x5cm. Existe no mercado a malha 10x10cm, mas não são certificadas pelo Inmetro. Por isso, não possuem a marca d’água. Em malhas desse tamanho, há o risco, por exemplo, de uma criança cortar um dos nós. Com isso, o rombo pode ficar grande o suficiente para que ela passe pelo buraco. No caso da malha de 5×5, o trabalho para recortar a rede seria maior, dando tempo de um adulto prevenir o risco de um acidente. Por este motivo, só a rede de proteção com a malha de 5×5 possui a marca da Equiplex. Sendo assim, é a única autorizada para venda e uso como proteção em janelas, sacadas e varandas.

Qual a distância correta entre os ganchos de fixação?

O gancho tem que ser ligadura na bitola número 8 para bucha deste tamanho. As perfurações para fixação da rede devem ser feitas a cada 30cm de distância. Isso evita, por exemplo que uma criança puxe a rede para o lado e passe no vão caso a distância entre ganchos seja maior que isso. Também previne que numa situação de impacto essa distância garanta que rede suporte o peso.

Quantos quilos a rede suporta?

A rede de proteção, quando instalada corretamente, suporta até 90kg por metro quadrado. A rede em si sustenta até 500kg por metro quadrado sem nenhum tipo de rompimento das malhas, conforme os testes de fábrica.

Quais as cores disponíveis?

As redes estão disponíveis nas cores branca, areia, marrom e preta. No entanto, é indicado que a administração do condomínio seja consultada para certificar-se da existência de um padrão de cor definido no regulamento interno e a forma de instalação para que não haja alteração da fachada.

Existe lei obrigando a instalação?

No Brasil, não há legislação que obrigue construtoras e administradoras de condomínio a instalar as redes de proteção em apartamentos. Com a exceção de alguns estados, tramitam nos Legislativos projetos de lei que obrigam construtoras a instalarem as redes de proteção. Atualmente, a decisão é do proprietário ou inquilino do imóvel.

Qual o tempo correto para troca da rede ou manutenção?

A garantia da instalação é de dois anos. No entanto, a durabilidade de uma rede de proteção pode chegar a 10 anos. Já na corda utilizada para fixação e que prende a rede junto aos ganchos, a indicação é de que seja substituída a cada três anos.

Posted in Uncategorized.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *